Na prática desta
semana, tivemos aula com a Dr. Liliane Teixeira, que falou sobre as atividades
desenvolvidas na clinica fitopatologia Prof. Hiroshi Kimati.
Nesta aula foi
possível conhecer:
·
Objetivo da clínica fitopatológica,
que é diagnosticar as doenças de plantas e recomendar medidas de controle
viáveis, práticas e seguras;
·
Histórico e atividades
desenvolvidas na clínica (Extensão, Pesquisa e Ensino);
·
O publico alvo, custos das
consultas e horário de atendimento;
- Estatísticas de consulta do ano 2011, do número de amostras recebidas, do estado de procedências, do tipo de consulente, dos agentes causais e das culturas analisadas.
Atividade
Extensão:
Na clinica fitopatológica, a diagnose das
doenças é feitas por meio da observação dos sintomas e sinais do patógeno,
seguida da comparação com a literatura disponível.
Exemplo:
A diagnose de doença desconhecida é feita por
meio da utilização dos Postulados de Koch, que compreendem:
1- Associação
constante do patógeno com o hospedeiro.
2- Isolamento do patógeno.
3- Inoculação do patógeno e reprodução dos
sintomas.
4- Reisolamento do patógeno.
Nesta aula também foi possível
relembrar os principais agentes causadores de doenças de plantas (Fungos,
Bactérias, Vírus e Fitoplasmas), bem como suas características morfológicas.
Vimos os métodos que podem ser
usados para a identificação dos patógenos:
- Bactérias: Testes
bioquímicos (oxidase, ação pectolitica, etc.); hipersensibilidade em fumo;
testes sorológicos; e testes moleculares.
- Vírus: Utilização
de plantas indicadoras; microscopia eletrônica; ELISA; e PCR.
- Fitoplasmas:
Microscopia eletrônica; testes sorológicos; e testes moleculares (PCR e RFLP).
Atividade
Pesquisa:
·
Relacionadas aos materiais
recebidos durante as consultas;
·
Etiologia de novas doenças;
·
Avaliação de métodos de
controle;
·
Testes de produtos
fitossanitários.
Atividade
Ensino:
·
Aulas de graduação e pós-graduação;
·
Estágios supervisionados,
férias, profissionalizantes, TCC;
·
Estudantes de outras instituições,
estágios curriculares e não curriculares;
·
Pratica profissionalizante;
·
Projetos de pesquisa.
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