quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aula 6 (Teórica)

AULA TEÓRICA 06 – DOENÇAS ABIÓTICAS E INJÚRIAS

Para esta aula primeiro é importante lembrar os conceitos de doença e injúria.
Doença: É o mal funcionamento de células e tecidos do hospedeiro (planta) que resulta de sua contínua irritação por um agente patogênico ou fator ambiental e que conduz ao desenvolvimento de sintomas. O mal funcionamento pode resultar em dano parcial ou morte da planta ou de suas partes.
Injúria: Irritação momentânea.

Nas aulas anteriores vimos os diferentes agentes causais de doenças bióticas, tais como fungos, bactérias, fitoplasmas, espiroplasmas, vírus, viroides e nematoides. Nesta aula analisamos os agentes causais de doenças abióticas, suas características gerais, alguns exemplos e indicativos para fazer diagnose.

Os agentes causais das doenças abióticas podem ser:
-     Fatores ambientais: Temperatura, umidade, luz, nutrientes, pH.
-     Agentes químicos: Poluição atmosférica, herbicida, inseticida.
-     Toxemia de insetos.

As características gerais são:
-     Causadas por falta ou excesso de algo necessário para a vida das plantas (temperatura, umidade, luz, nutrientes) ou pela exposição a substâncias tóxicas.
-     Não são transmitidas para plantas sadias.
-     Afetam plantas em qualquer estádio.
-     Sintomas são bastante variáveis.

O conhecimento das doenças abióticas é importante no momento de fazer diagnose porque muitos fatores abióticos induzem sintomas semelhantes aos de doenças bióticas, como no caso de uma aplicação do herbicida Paraquat em milho que provocou machas foliares semelhantes às causadas por Phaeosphaeria maydis.

Diferente das doenças bióticas, nas doenças abióticas o agente causal geralmente não está presente no tecido da planta ou mesmo no ambiente durante a diagnose. No entanto, alguns agentes bióticos secundários podem invadir tecidos debilitados por fatores abióticos, dificultando a diagnose.

Alguns indicativos úteis para diagnose de doenças abióticas:
-     Ausência de sinais de agentes bióticos.
-     Sintomas aparecem de repente.
-     Sintoma com estádio de desenvolvimento semelhante e bastante uniforme. Em muitos casos os sintomas são simétricos.
-     Quando há lesões, as bordas são bem definidas.
-     Em campo, sintomas abióticos geralmente estão distribuídos uniformemente ou seguem a rota de aplicação de defensivos (se for esse o caso).
-     Diferentes espécies na área podem exibir o mesmo sintoma, exemplo, plantas com manchas foliares afetadas pela aplicação de um herbicida.

Não esqueçam também de fazer a análise detalhada do histórico da cultura e a análise dos sintomas e comparações com os já descritos na literatura. Se for possível, tentar a reprodução experimental dos sintomas da doença. Em alguns casos é possível curar a planta, por exemplo, corrigindo a deficiência nutricional do elemento escasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário