terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pesquisa - Até 0,5 na nota da primeira prova

Doenças quarentenárias no Brasil:

a. O que são doenças quarentenárias?
b. Quais os tipos? Explique cada um deles.
c. Dê dois exemplos de cada tipo.

Respostas até meia noite do dia 20/09.

81 comentários:

  1. O que são doenças quarentenárias?
    Doenças quarentenárias são aquelas de expressão econômica potencial, ou seja, podem causar um grande dano na economia para a área que pode estar em perigo e onde ainda não está presente, ou se está, não se encontra amplamente distribuída sendo oficialmente controlada.
    Quais os tipos? Explique cada um deles.
    As doenças quarentenárias podem ser divididas em A1 e A2, as doenças quarentenárias A1 são aquelas não presentes no País, porém com características de serem potênciais causadoras de importantes danos econômicos se introduzidas. Já as doenças quarentenárias A2 são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    Dê dois exemplos de cada tipo.
    Doenças quarentenárias A1: Doença em tubérculo de batata-semente, os tubérculos apresentavam sintomas característicos da doença “mancha da casca", causada pelo fungo Polyscytalum pustulans, de ocorrência na Europa, esporádica na América do Norte e leste Europeu, e frequente na Grã-Bretanha. No Brasil, essa doença é inexistente, sendo considerada praga quarentenária A1.
    Spiroplasma citri é uma bactéria que causa uma doença em citros conhecida como “Stubborn disease”,ocorre nos Estados Unidos, parte da Europa e parte da África e não ocorre no Brasil, considerada assim uma doença quarentenária A1;
    Doenças quarentenárias A2: O moko da bananeira é causado pela bactéria Ralstonia solanacearum raça 2, com ocorrência nos estados da região Norte com exceção do Acre e em Sergipe, no Nordeste.
    O cancro cítrico é uma importante doença na citricultura e é causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. Citri, existe programa de combate dessa doença.
    GUSTAVO DE CASTRO CARVALHO, N° USP: 7699607
    TURMA: TERÇA ÀS 10-11:50h

    ResponderExcluir
  2. André Silva de Paula, nº USP 7606961
    (prática T4 >> quarta 14h) (teórica >> terça 8h)

    a. O que são doenças quarentenárias?
    São pragas exóticas [ou seja, que não são naturais de certa região] que não estão presentes na área considerada e tem potencial para causar prejuízos a determinada cultura. Outra forma de definição é denominar assim as doenças de dada cultura que são restritas a apenas algumas áreas do globo, tendo potencial para se disseminar para o restante das áreas que contenham tal cultura. As principais formas de disseminação nesses casos são através do transporte de plantas, sementes ou frutos contaminados e do carreamento do próprio patógeno ou estrutura reprodutiva por instrumentos ou vestuário.

    "Copiando e colando" temos que:
    "Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas."

    --

    b. Quais os tipos? Explique cada um deles.
    Existem dois tipos de doenças quarentenárias: A1 e A2.

    DOENÇAS QUARENTENÁRIAS A1
    São aquelas não presentes no País, porém, se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.

    DOENÇAS QUARENTENÁRIAS A2
    São aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não estando amplamente distribuídas e possuindo programa oficial de controle.

    --

    c. Dê dois exemplos de cada tipo. (para o Brasil)

    A1
    Fogo bacteriano das pomáceas (Erwinia amylovora)
    Citrus variegation virus - (CVV)

    A2
    Sigatoka negra (Micospharella figiensis)
    Cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae)

    ResponderExcluir
  3. Existem dois tipos de doenças quarentenárias, o tipo A1 e o tipo A2. No caso da doença quarentenária do tipo A1, a doença não está presente no país, não existe no país, porém, podem ser introduzida e causar danos econômicos e produtivos relevantes para a nação. Alguns exemplos desse tipo de doença são a cochonilha
    rosada, e o amarelecimento-letal-das-palmeiras.
    Já as doenças quarentenárias do tipo A2 são aquelas que já foram introduzidas no país, com alto potencial de danos econômicos e produtivos, porém apresentam programa oficial de controle do governo federal. Alguns exemplos desse tipo de doença são sigatoka negra e moko-da-bananeira.

    Bruno Geraldi Angelini
    7606057

    ResponderExcluir
  4. a)Doenças quarentenárias são doenças que apresentam alto grau de transmissibilidade e que requerem que o doente notifique imediatamente à OMS (Organização Mundial da Saúde). Em geral, estas costumam ser graves e requerem isolamento rigoroso e outras medidas de profilaxia com o objetivo de impedir a propagação da doença.
    b) Existem dois tipos de doenças quarentenárias. As do tipo A1, que são ausente no país e as doenças do tipo A2, que são presentes em parte do país. Este segundo grupo apresente uma importância econômica potencial e possuem programa oficial de controle.
    C) A1
    Broca maior da Madeira Broca cujo agente causal é o Anthores leuconotus.
    Bicudo da Macieira cujo agente causal é o Anthonomus pomorum
    A2:
    A pinta preta dos citros cujo agente causal é o fungo Guignardia citricarpa.
    A mosca-das-frutas cujo agente causal é a Anastrepha ludens.

    ResponderExcluir
  5. Onde publico as respostas?? via comentário??
    A)São doenças que estão presentes em outros países ou regiões, mesmo com controle permanente , constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta.
    B)Existem 2 tipos A1 e A2
    A1:são as pragas exóticas não presentes no país e
    C) Exemplo destes são: nastrepha ludens (moca-das-frutas mexicana), Anastrepha suspensa (mosca-das-frutas do Caribe)em citricultura
    A2:ão pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.
    Gleica GRaviel Silva

    ResponderExcluir
  6. Pragas quarentenárias são aquelas que, por serem consideradas doenças que podem vir a ter em todo o país causando grande prejuizos à economia, estão sob restrição governamental , seja de fora do país ou mesmo entre os estados do Brasil.As Pragas Quarentenárias A1, são aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos.As do tipo A2 estão presente somente em uma parte do país, em uma parte restrita, sendo assim potenciais causadoras de danos econômicos em todo o país.
    Doença tipo A1 : Causador - nematóide Radopholus citrophilus,doença chamada de "declínio que se espalha" endoparasita migratório do citrus.Ocorre apenas nos Estados Unidos
    O nematóide entra pelas raízes, sendo o meristema apical da raiz destruído, ou causando graves lesões.As plantas infectadas com o nematóide tem folhagem esparsa, galhos mortos
    com ramificação extremidades, parecendo desnutridos com as folhas são pequenas.Floração é abundante, mas poucas frutas estão definidas, e estas são geralmente pequenas.
    Em todos os casos de infestação por nematóides, o principal método de controle é o preventivo. ou seja, o plantio de mudas isentas do patógeno. Não se conhece nenhum método prático e econômico de tratamento de árvores severamente infestadas Práticas de manejo integrado parecem ser a única solução razoável para o problema, incluindo medidas de exclusão, uso de porta-enxertos resistentes, práticas culturais e uso de nematicidas
    Doença do tipo A2:Cancro Bacteriano - Xanthomonas campestris pv. viticola
    A ocorrência do cancro bacteriano da videira estava restrita à Índia até o ano de 1998, quando o patógeno foi identificado pela primeira vez no Brasil infectando plantas de 'Red Globe', cultivadas no município de Petrolina (PE). Tem-se verificado que cultivares sem sementes de V. vinifera, principalmente as coloridas, são altamente suscetíveis a Xanthomonas campestris pv. viticola. No ano de 2004, sob condições de alta pluviosidade, plantas de 'Superior Seedless', principal cultivar sem semente na região de Petrolina, apresentaram altas incidência e severidade do cancro bacteriano, enquanto que plantas de 'BRS Clara' não apresentaram sintomas da doença.
    O patógeno afeta folhas, ramos e cachos da videira. Nas folhas, aparecem manchas angulares escuras envoltas por um halo amarelado. Áreas necróticas marrom-claras desenvolvem-se ao longo das nervuras ,atingindo grande parte do limbo foliar e, posteriormente, secam, escurecendo o tecido. Nos ramos verdes, aparecem cancros ovalados de coloração marrom, com bordos escuros e centro. Pedúnculo, ráquis, ramificações laterais e pedicelos dos cachos, quando atacados, apresentam uma podridão mole de coloração marrom-escura. No ráquis observa-se pequenas caneluras, causadas pela desintegração dos tecidos. As bagas murcham, podendo ou não ficar presas ao pedicelo.
    Em regiões livres da doença, o uso de material de propagação sadio e originário de regiões onde a doença não ocorra é a principal medida de controle a ser adotada. Em áreas já contaminadas, deve-se realizar a poda e queima de ramos infectados; eliminação da planta, quando a infecção for generalizada e em grande extensão dos ramos e proteção, durante todo o ciclo, com produtos cúpricos.

    ResponderExcluir
  7. Doenças quarentenárias são doenças transmitidas por pragas existentes em países vizinhos ao Brasil, interceptadas mais frequentementes pelas barreiras fitossanitárias internacionais. As novas ocorrências de pragas quarentenárias em outras partes do mundo que podem se estabelecer no país são dadas, principalmente, em função do crescente intercâmbio comercial de produtos de origem vegetal.
    Devido às ameaças de doenças quarentenárias, há a importância da manutenção do patrimônio fitossanitário nacional preservando a fitossanidade e a competitividade dos produtos de origem vegetal da agricultura brasileira, tanto em nível interno quanto externo.
    As doenças (ou pragas) quarentenárias podem ser de dois tipos: A1 ou A2.

    A1 -> São entendidas como aquelas doenças ausentes no país, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos caso introduzidas. Exemplo: os vírus African cassava mosaic virus(da mandioca) e o Apple chat fruit MLO (da maçã).

    A2 -> São entendidas como aquelas doenças de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle, com registro do Estado onde apareceram. Exemplo: Mycosphaerella fijiensis (em bananeira, registrada no AC, AM, MT e RO) e Xanthomonas axonopodis pv. citri (em citros, regisrada no MS, PR, RS, SC e SP).

    Giovanni Casagrande Silvello, 7606867

    ResponderExcluir
  8. Doenças quarentenárias no Brasil:

    a.O que são doenças quarentenárias?

    Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.

    b.Quais os tipos? Explique cada um deles.

    Elas podem ser:
    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas;
    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    c.Dê dois exemplos de cada tipo.
    Exemplos:
    A1: Ootheca spp. - afeta: feijão e soja; - causada por um coleóptera;
    Aleurocanthus woglumi,- afeta: citros; - causada por um hemíptera.

    A2: Guignardia citricarpa – afeta: citros. – causada no Rio de Janeiro e São Paulo;
    Mycosphaerella fijiensis – afeta: banana. - causada no Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rodônia.

    att, Gabriela Francetto Juliano - 7663890

    ResponderExcluir
  9. Doenças quarentenárias são aquelas causadas por espécies invasoras, que invadem locais/regiões diferentes da de origem. Causam um grande quadro de infecção, por trazer graves danos às plantas e serem mais complicadas para o tratamento e eliminação de risco de doença, por serem novas no ambiente.
    São do tipo A1 e A2.
    -A1: cabem a esse grupo, as doenças causadas por pragas que não são nativas de um país em questão, assim, causam danos muito grandes, em vários cultivos de plantas.
    -A2: são doenças causadas por pragas que já possuem importância econômica no país, mas que não são amplamente distribuídas, com controles já programados para controle.
    Ex:
    A1 : - Acarus siro em grãos armazenados; Eotetranychus carpini em fruteiras diversas.
    A2: Cydia pomonella em maçã e frutas da família rosácea.- RS e SC; Xylella fastidiosa em citros, em vários estados brasileiros.

    ResponderExcluir
  10. Doenças quarentenárias são aquelas causadas por espécies invasoras que causam uma grande quadro de infecção, por trazer graves danos às plantas e serem mais complicadas para o tratamento e eliminação de risco de doença, por serem novas no ambiente.
    São do tipo a1 e a2 :
    a1 : cabem a esse grupo, as doenças causadas por pragas que não são nativas de um país em questão, assim, causam danos muito grandes em vários cultivos de plantas.
    a2: são doenças causadas por pragas que já possuem importância econômica no país, mas que não são amplamente distribuídas, com controles já programados.
    A1:Aculus schlechtendali em maçã; Oryctes spp. em coco.
    A2: Xylella fastidiosa em citros, em vários estados brasileiros; Cydia pomonella , maçã e frutas da família rosácea.- RS e SC.
    Fonte: www.pragas.com.br

    ResponderExcluir
  11. a) Doenças quarentenárias são aquelas de origem biótica, que, estando presente em determinado país, e mesmo sob controle permanente, constituem ameaça à economia agrícola desse país ou região importadora exposta. Essas doenças são, em geral, exóticas para esse país e passíveis de transporte de um local para o outro, através do trânsito de plantas, animais ou furos e sementes infectadas, realizados pelo homem.

    b) Há dois tipos de doenças quarentenárias, são eles:
    A1: São aquelas que não estão presentes no país, e que, como o conceito sugere, se introduzidas, são potenciais causadoras de danos econômicos.
    A2: São as doenças de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    c)São exemplos de doenças do grupo A1: “Stubborn disease”,causada pela bactéria Spiroplasma citri e a Mancha da Casca da Batata, causada pelo fungo Polyscytalum pustulans.
    A Pinta- Preta dos Citros, causada pelo fungo Guignardia citicarpa, e o Cancro Cítrico, que tem por agente causal a bactéria Xanthomonas axonopodis são representantes do grupo A2.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa Siqueira Ribeiro – nº USP: 7606512


    Doenças quarentenárias no Brasil:

    A – Doenças quarentenárias são introduzidas em locais onde não estão presentes ou em que não se encontram amplamente distribuídas. Sua introdução pode acarretar em uma desvantagem econômica para o local, uma vez que a área é colocada em perigo.

    B – As doenças quarentenárias são divididas em dói grupos:
    A1 – São as doenças que ainda não estão presentes no país, mas se introduzidas, são potencialmente capazes de causar importantes danos econômicos.
    A2 – São as doenças de potencial importância econômica, já presentes no país, mas não se encontram amplamente distribuídas.

    C – Exemplos de doenças tipo A1:
    - Cochonilha Rosada (Maconellicoccus hirsitus) – é uma praga que ainda não ocorre no Brasil. Até o momento ela só foi detectada na Guiana Inglesa, dentro do continente Sul Americano. Ela ataca espécies de plantas de importância agronômica, incluindo: feijão, citros, coco, café, algodão, milho, uva, cacau e as ornamentais do gênero Hibiscus.

    - Fogo Bacteriano das Pomáceas (Erwinia amilovora) – é uma das doenças mais destrutivas das macieiras e pereiras, e é de grande ameaça para esse setor de produção brasileiro. Apresenta como origem do agente causal os Estados Unidos da América.

    Exemplos de doenças tipo A2:
    - Sigatoka Negra (Micospharella figiensis) – é uma doença, causada por um fungo, que ataca plantas de bananeira e já é encontrada no Brasil desde 1998.

    - Moscas das Frutas (Anastrepha e Ceratitis) – é uma das pragas mais nocivas para a fruticultura, também se relacionando com altos gastos com inseticidas para o seu controle, uma vez que possui restrições em quase todos os países importadores de frutas.

    ResponderExcluir
  13. A doença quarentenária é de grande transmissibilidade e em geral grave. Indivíduos já doentes devem ser isolados durante o período de transmissibilidade, portanto; indivíduos que tiveram contato com doentes devem ser postos em quanrentena, i.e., ficam reclusos durante o período máximo de incubação do patógeno contando a partir do contato com o doente, para verificar se aparecem sintomas.
    Essas medidas visam controlar a disseminação dessa doença, a qual ocorre rapidamente.

    Os tipos são a1 e a2.
    A1= ainda não estão presentes em território nacional, mas se entrarem tem potencial destrutivo para a economia. Exemplos: FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS ( causado por Erwinia amilovora) e ESCALDADURA DAS FOLHAS (causado porXilella fastidiosa).

    A2= já presentes no país e já há medidas de controle, não estando amplamente distribuídas mas apresentam importância econômica. Exemplos:SIGATOKA NEGRA (causado por Micospharella figiensis) e PINTA PRETA DOS CÍTROS (causada por Guignardia citricarpa).

    Rafaella Mazza 7606036

    ResponderExcluir
  14. Doença quarentenária se refere ao tipo de doença a qual apresenta expressão econômica potencial para a área posta em perigo e onde ainda não está presente, ou se encontra amplamente distribuída e é oficialmente controlada. São considerados potenciais causadores de doenças quarentenárias as espécies invasoras exóticas, podendo ser plantas, caules, brotos, sementes e mudas ou organismos, como afídeos, organismos facilmente introduzidos e adaptáveis a diversas condições, devido à sua capacidade de polimorfismo e altas taxas de fecundação, bactérias, fungo e vírus, que são levados de uma região para outra causando impacto socioeconômico e ambiental.
    -- Exemplos de espécies invasoras exóticas são:
    - Striga asiatica, que em 1956, foi encontrada em lavouras de milho dos estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul, nos EUA. A perda incluiu 400 mil hectares da cultura e até hoje a planta não foi erradicada e sua área de abrangência vem crescendo. É considerada a pior planta daninha do mundo. As principais culturas afetadas são trigo, arroz, milho, milheto, cereais de uma forma geral.
    - Há ainda introdução de espécies exóticas para fins de melhoria de produtividade, mas que acarretaram danos às outras lavouras, como a daninha Capim-gordura (Melinis minutiflora), espécie exótica introduzida para criação de gado e que se espalhou pelo cerrado.
    -- Exemplos de organismos que se tornaram pragas após serem introduzidos:
    - Broca de Café – Hypothenemus hampei (Ferreira, 1867) (Coleóptera: Scolytidae)
    Esta praga foi introduzida no Estado de São Paulo por volta de 1913, em sementes provenientes da África e de Java.
    O adulto da broca do café é um besourinho preto. Os machos não voam e não deixam nunca os frutos onde foram originados. As fêmeas, após o acasalamento, perfuram o fruto, geralmente na região da coroa, e começam a construir uma galeria.

    - COCHONILHA ROSADA (Maconellicoccus hirsitus)
    Esta praga é conhecida como cochonilha rosada pela sua coloração. Ela tem como centro de origem a Índia, de onde espalhou-se para várias regiões do mundo. Atualmente encontra-se na Austrália e ilhas do pacífico, Ásia, Oriente Médio e África. Em 1995 foi relatada em Granada, espalhando-se rapidamente em 16 ilhas da região do Caribe e em 1997 foi detectada na América do Sul, na Guiana. Em 1998 foi encontrada em Martinica e Guadalupe.

    ResponderExcluir
  15. Nome: Eduardo Ribeiro Garcia N°USP: 7607580

    a. Doenças quaternárias são as doenças de plantas situadas no grupo IV, que são as Murchas vasculares, geradas pela defiência hídrica, impedimento no xilema, etc.

    b. A murcha causada por fungo e a murcha causada por bactéria. Os fungos presentes no solo, penetram diretamente na planta ou por ferimentos, sobrevivem por clamidósporos, colonizando os vasos do xilema. As bactérias penetram via ferimentos existentes no sistema radicular, provocam obstrução do vaso do xilema , impedindo o transporte de água na planta. Para verificar se realmente é bactéria devemos fazer o teste da "corrida bacteriana" em um recipiente com água.

    c. Murcha do algodoeiro provocada pelo fungo Fusarium oxysporum e a Murcha bacteriana provocada pela bactéria Ralstonia solanacerum.

    ResponderExcluir
  16. DOENÇAS QUARENTENÁRIAS:são doenças de grande transmissibilidade, muitas vezes graves, que devem ser notificadas imediatamente à Organização Mundial de Saúde, requer isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes (além de outras medidas de profilaxia) com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.
    As pragas podem ser de dois tipos, A1 e A2:
    PRAGAS QUARENTENÁRIAS A1:
    São aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas. São:ESCALDADURA DAS FOLHAS( Xilella fastidiosa),FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS(Erwinia amilovora), etc.
    PRAGAS QUARENTENÁRIAS A2:
    São aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram largamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. Exemplos: SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis),CANCRO CÍTRICO (Xanthomonas axonopodis pv. citri), etc

    ResponderExcluir
  17. a- Doenças quarentenárias são doenças que possuem importância econômica potencial, mas não estão amplamente distribuídas no país e se encontram sob controle oficial. São de grande transmissibilidade e requerem isolamento e quarentena, entre outras medidas.

    b- Doenças quarentenárias de Citros e Doenças quarentenárias de Citros

    c- Pinus: Ferrugem e podridão de raízes
    Citros: Doenças A2 e Leprose

    ResponderExcluir
  18. Juliana Guardia - NoUSP 7606846
    1-Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta e também ameaça ambiental. Eles são geralmente exóticos e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. O diagnóstico e a identificação da doença/praga são de extrema importância para ser decidido o produto e/ou manejo mais adequado a ser utilizado na cultura que realmente terá resultados satisfatórios.
    2-Os tipos de praga quarentenária são: A1 e A2, sendo que a A1 são aquelas não presentes no País (pragas exóticas), porém possuem características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas. Já a A2 estão presentes no país, mas não estão amplamente distribuídas, são de grande importância econômica potencial e possuem programa oficial de controle.
    3-Exemplos de A1 são: Apple proliferation phytoplasma, esse fitoplasma causa sintomas principalmente nas raízes, folhas, frutos e brotos, o mais característico é o superbrotamento das folhas terminais, além de cloroses, colorações avermelhada e tamanhos reduzidos, frutos são menores, deformados, com cor e sabor anormais, pedúnculos mais longos, cavidade peduncular mais larga e rasa, taxa de açúcar e ácidos alterados e sementes de tamanho e número reduzidos, sistema radicular se desenvolve pouco, produzindo tufos de raízes curtas, entrelaçadas, com as raízes maiores reduzidas em tamanho e número. O vigor de plantas jovens é severam ente afetado, em contraste com plantas mais velhas. Outro exemplo é a praga Potato spindle tuber viroid, as plantas hospedeiras são principalmente as solanáceas.
    Exemplos de A2 são: Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum), ocorre nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Rondônia, Roraima e Sergipe. Causado pela bactéria Ralstonia solanancearum raça 2, é de grande importância para a cultura da bananeira, pois pode causar perdas de até 100% da produção, pois os frutos afetados tornam-se impróprios para o consumo, além de ser de fácil disseminação e de difícil controle. Alguns dos sintomas são murcha, amarelecimento, com posterior quebra do pecíolo das folhas basais e má formação foliar são principais sintomas nas plantas jovens, e nas plantas adultas, há murcha, amarelecimento e necrose das folhas basais, progredindo para as demais. Outro exemplo é a Mosca das Frutas (Anastrepha e Ceratitis), muito nociva para a fruticultura.

    ResponderExcluir
  19. Joana Peloia - 7606119

    Doença quarentenária: provocada por um organismo de natureza animal ou vegetal, que, quando presente em um local diferentes de sua origem, representam uma ameaça à economia agrícola da região importadora exposta. Esses organismos exóticos são geralmente transportados de um local para outro, por meio do homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.

    Categorias de doenças quarentenárias: A1, pragas exóticas não presentes no país e A2, pragas já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    Exemplos de A1 e A2:
    A1: Escaldadura das folhas (Xiella fastidiosa) e Fogo Bacteriano das pomáceas ( Erwinia amilovora)
    A2: Sigatoka Negra (Micospharella figiensis) e Cochonilha do Carmim (Dactylopiusopuntiae)

    Fontes:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA150AF/pragas-quarentenarias-a1-a2-nao-quarentenarias-regulamentadas
    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia22/AG01/arvore/AG01_116_24112005115225.html

    ResponderExcluir
  20. a. Doenças quarentenárias são doenças que tem grande transmissibilidade e, em geral, são graves. Devem ser notificadas à Organização Mundial de Saúde e isoladas. Pragas quarentenárias são pragas exóticas que estão presentes em uma área e tem potencial para causar prejuízos a determinada cultura.

    b. As Pragas Quarentenárias A1 são entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas. As Pragas Quarentenárias A2 são entendidas como aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.

    c. Exemplos de pragas quarentenárias A1: Puccinia kuchnii, cana-de-açúcar; e Alternaria vitis, uva.
    Exemplos de pragas quarentenárias A2: Xylella fastidiosa , citros
    (foi detectada em DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RJ, RS, SC e SP); Xanthomonas campestris pv. viticola, uva(foidetectada em BA, PE e PI).


    AMANDA OLBRICK MARABESI
    NºUSP: 7606721
    TURMA 3

    ResponderExcluir
  21. Ana Luiza Scavone de Camargo19 de setembro de 2012 às 15:07

    Aluna: Ana Luiza Scavone de Camargo
    nº USP: 7606335

    Doença quarentenária é aquela que mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região. São doenças de organismos exóticos que podem ser transmitidas de um lugar para o outro.
    Há dois tipos de doenças:
    A1: são doenças que as pragas exóticas não estão presentes no país porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos. Ex: “Mal de Pierce", Mancha preta do citros
    A2: são doenças nas quais as pragas tem importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle. Ex: Vassoura-de-bruxa do cacaueiro, cancro cítrico

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Sophia Caldari Lopes - Turma 03 - N°USP: 7606784
    Respostas da pesquisa:
    a) Doenças quarentenárias são causadas por organismos de natureza animal ou vegetal que estando presente em outros países ou regiões,mesmo sob controle permanente,constitui ameaça a economia agrícola do país ou da região importadora exposta.Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro,auxiliados pelo homem,meios de transporte, trânsito de plantas, animais, frutos e sementes infestadas.
    b) Doenças quarentenárias podem ser do tipo A1 que são aquelas não presentes no país,porém se introduzida são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.Podem ser também do tipo A2,as quais também têm importância econômica potencial,porém já estão presentes no país,mas não estão amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    c)Exemplos de A1: Acarus siro,causada por ácaros e que afeta grãos armazenados; Meloidoigyne chitwoodi,causada por nematoide que afeta batata.
    Exemplos de A2: Bactrocera carambolae ,bactéria que afeta carambola,manga etc; Guignardia citricarpa que afeta citros.

    ResponderExcluir
  23. a. Doença quarentenária apresenta expressão econômica potencial para a área posta em perigo e onde ainda não está presente, ou se está não se encontra amplamente distribuída e é oficialmente controlada.

    b. Doenças quarentenárias A1: São doenças não presentes no país, porém se introduzidas têm características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos para uma determinada área.
    Doenças quarentenárias A2: São aquelas que também possuem importância econômica potencial, mas ao contrário das doenças A1 elas estão presentes no país, porém não amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.

    c. Doenças quarentenárias A1: Amarelecimento letal do coqueiro e Tubérculo afilado da batata
    Doenças quarentenárias A2: Pinta preta do citros e cancro cítrico

    ResponderExcluir
  24. Diogo Luis de Souza Nalle N° USP: 7607399
    Pesquisa de Fitopatologia - Doenças quarentenárias no Brasil:

    O que são doenças quarentenárias?
    Quais os tipos? Explique cada um deles.
    Dê dois exemplos de cada tipo.


    Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:
    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país (fonte: Embrapa)
    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.(fonte: Embrapa)
    Exemplo de A1 = FUNGOS -> Alternaria vitis, uva; Gibberella xylarioides
    VIRUS E VIRÓIDES -> Potato Spindle Tuber viroide; Tomato ring spot virus

    Exemplo de A2 = Xanthomonas axonopodis pv. Citri; Crinipellis perniciosa

    ResponderExcluir
  25. Doença quarentenária é todo organismo patogênico que estando presente em um local, mesmo sob controle conhecimento e permanente, constitui grande ameaça à economia agrícola do país ou região exposta, principalmente às exportações (devido à barreiras fitossanitárias). Tais organismos muitas vezes são exóticos ao país ou região afetados e podem ser dispersos de um local para outro de diversas maneiras, como pelo vento, mas muitas vezes isso ocorre com o auxilio do homem, por meios de transporte, através do comércio e trânsito de plantas, frutos, sementes contaminadas etc. As doenças do tipo A1 são doenças causadas por patógenos exóticos que não estão presentes no país, mas que se forem introduzidas acarretarão em muitos danos. Ex: Bactéria Xylophilus ampelinus, uva, e Sugarcane Sereh disease virus, cana-de-açúcar. As do tipo A2 são causadas por patógenos que já estão presentes no país, porém os focos da doença devem ser conhecidos e são obrigatoriamente submetidos a programas de controle a fim de erradicação. Ex: bactéria Xylella fastidiosa, citros, e bactéria Xanthomonas campestris pv. passiflorae, maracujá. (Giovana Lima 7606940)

    ResponderExcluir
  26. Pesquisa - Doenças Quarentenárias no Brasil
    Aline Alessi Paranhos de Almeida
    nºUSP: 7606099

    Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) doença ou praga quarentenária é causada por um organismo animal e/ou vegetal que está em um país ou região e se apresenta como uma ameaça à economia agrícola deste local, isso mesmo quando o organismo está sob controle permanente. O transporte deste organismo de um lugar para o outro pode ser feito com o auxílio de homem com meios de transporte, com o trânsito de plantas, animais, frutos e sementes infestadas.
    Existem dois tipos de doenças quarentenárias:
    - A1: pragas exóticas, não presentes no país ou região. Exemplos de dessas doenças são Gorgulho-da-manga e a Cochonilha rosada.
    - A2: pragas já presentes no país, porém apresentam disseminação localizada e são submetidas a programas oficiais de controle, como a Mosca das frutas no Brasil, em que destacam-se os gêneros Anastrepha e Ceratitis e são pragas monitoradas no Vale do São Francisco. E outro exemplode doença do tipo A2 é a Sigatoka Negra causada pelo fungo Micospharella figiensis.

    ResponderExcluir
  27. a)Doenças quarentenárias são aquelas de grande transmissibilidade, que requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial da Saúde, com o intuito de evitar sua introdução em regiões até indenes.

    b)Doenças do tipo A1 são aquelas ausentes no país, porém se introduzidas, são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.Já as do tipo A2, são doenças restritas à regiões de um país, ou seja, não são amplamente distribuídas, que possuem programas de erradicação ou programas de contenção.

    c)A1:1-Vassoura-de-bruxa de Omã e Stubborn (plantações de limão),2- Amarelecimento letal do coqueiro, fitoplasma que causa necrose de inflorescência, amarelecimento das folhas e queda de fruto.Atinge os coqueirais que circundam as praias da Costa Atlântica, algumas ilhas da América do Norte e Central

    A2:1- Cancro cítrico, que ocorre em SP,SC,PR,MS,RS
    2-Greening do citrus(HLB),originária da China ocorre no Estado de SP

    ResponderExcluir
  28. Hélder Beltrame nºUSP 7607274

    Doenças quarentenárias no Brasil:

    a. O que são doenças quarentenárias?
    b. Quais os tipos? Explique cada um deles.
    c. Dê dois exemplos de cada tipo.

    São todas as doenças causadas por organismos de natureza animal ou vegetal, que em alguns países estão em controle permanente, mas que se exportado para outro país, pode oferecer risco a economia desse país, são potenciais causadores de danos, e são divididas em dois grupos:
    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país, que podem ser potenciais causadores de danos econômicos, exemplos: ESCALDADURA DAS FOLHAS ( Xilella fastidiosa), COCHONILHA ROSADA (Maconellicoccus hirsitus), BESOURO DO ARROZ E OUTROS GRÃOS (Trogoderma granarium), entre outras.

    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle, pois podem ser disseminadas, alguns exemplos são: SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum), MOSCAS DAS FRUTAS (Anastrepha e Ceratitis), entre outras.

    ResponderExcluir
  29. Giovana Simão Slanzon19 de setembro de 2012 às 19:12

    Doenças quarentenárias são doenças de expressão econômica potencial para a área posta em perigo e onde ainda não está presente, ou se esta não se encontra amplamente distribuída e é oficialmente controlada. Praga quarentenária A1: As Pragas Quarentenárias A1, entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas. Praga quarentenária A2: As Pragas Quarentenárias A2, entendidas aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle
    PRAGAS QUARENTENÁRIAS A2:
    SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)
    A praga é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet. No Brasil foi detectada primeiramente no estado do Amazonas em 1998 e já se encontra nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.
    SINTOMAS: O ataque começa pelas folhas mais novas. Provoca estrias que parecem linhas marrons claras bem finas que, com o decorrer do tempo, tornam-se um pouco mais largas e de tom marrom escuro. Os reflexos da praga são sentidos pela rápida destruição da área foliar, reduzindo a capacidade da planta realizar fotossíntese e consequentemente a sua capacidade produtiva, expressa pela diminuição do tamanho e número de pencas e frutos por cacho e pela ocorrência de maturação precoce dos frutos ainda no campo. A praga pode causar prejuízos de até 100%.
    Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum) O moko da bananeira ou murcha bacteriana é causada pela bactéria Ralstonia solanancearum raça 2. É uma das doenças mais importantes da cultura da bananeira, pois pode causar perdas de até 100% da produção, pois os frutos afetados tornam-se impróprios para o consumo. È de fácil disseminação e de difícil controle. É uma praga Quarentenária A2, com ocorrência nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Rondônia, Roraima e Sergipe.
    SINTOMAS:
    Murcha, amarelecimento, com posterior quebra do pecíolo das folhas basais e má formação foliar são principais sintomas nas plantas jovens. Nas plantas adultas, há murcha, amarelecimento e necrose das folhas basais, progredindo para as demais. No rizoma observa-se a descoloração dos feixes vasculares e no pseudocaule ocorre a descoloração vascular caracterizada por pontos escurecidos. Com o avanço da doença toda a parte central do pseudocaule torna-se necrosada e exala cheiro fétido característico de bactérias. A sua disseminação ocorre pelo plantio de mudas infectadasPode ser disseminada também por insetos.
    PRAGAS QUARENTERÁRIAS A1:
    Acarus siro em grãos armazenados, vive em grãos úmidos e prefere atacar o germe. No caso do trigo, ataca apenas os grãos com o pericarpo partido ou perfurado por inseto. Os parâmetros para o desenvolvimento do Acarus siro se situam entre 25° e 31° C e 62% de U.R. Excesso de umidade é essencial para os ácaros, é uma praga importante no armazenamento de grãos e de produtos elaborados, como farinhas, farelos e rações animais. Sua presença indica problemas de excesso de umidade na massa de grãos e/ou produtos atacados.
    African cassava mosaic virus, o vírus do mosaico africano da mandioca é disseminado
    através de estacas oriundas de plantas infectadas e pelamosca branca Bemisia tabaci (Aleyrodidae, ordemHomoptera). Experimentalmente, o vírus também pode ser transmitido para algumas espécies de solanáceas. A disseminação por estacas é uma consequência inevitável da propagação vegetativa da mandioca e reflete a distribuição geral do vírus na planta, incluindo os ramos que produzem as estacas. Os sintomas da doença incluem mosaico discreto que aparece em áreas das folhas nos primeiros estágios do desenvolvimento.As regiões cloróticas são geralmente bem demarcadas, e podem afetar a folha inteira ou apenas aparecer como pequenos pontos. Distorção, redução na área foliar e enfezamento generalizado aparecem como intomas secundários associados à severidade da doença.

    ResponderExcluir
  30. JOÃO LUIZ DE SOUSA VOSS CAMPOS
    Nº USP – 7244270

    Questão A – Doença Quarentenária são indivíduos de natureza vegetal e/ou animais, que estando presentes em outras regiões ou países (mesmo que sob controle constante), podem representar uma possível ameaça à economia agrícola do país ou região importador exposto. Estes organismos são geralmente exóticos para o determinado país ou região, e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pela ação do homem e seus meios de transporte, quando ocorre o transito de plantas, animais ou frutos e sementes infestadas.

    Questão B - As doenças quarentenárias se agrupam em duas categorias:

    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país, ou seja, ainda são uma potencial ameaça, entretanto não assolam o um pais.

    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle, evitando o transporte de uma região para outra onde não ocorre a contaminação, para evitar disseminação.

    Questão C – São exemplos de doenças quarentenárias da categoria A1:
    • “FOGO BACTERIANO” (Fire blight) causado pela bactéria Erwinia amylovora é uma das doenças mais destrutivas da macieira e pereira em muitos países produtores e constitui uma das maiores ameaças para esse setor produtivo no Brasil.

    • “COCHONILHA ROSADA” (Maconellicoccus hirsutus ) ataca mais de 200 espécies de plantas, muitas delas de importância para o Brasil, incluindo: feijão, citros, coco, café, algodão, milho, pepino, uva, goiaba, amendoim, abóbora, graviola, roseira, cacau e as ornamentais do gênero Hibiscus. Esta praga já está estabelecida na África Central e Norte, Índia, Paquistão, Norte da Austrália e Sudeste da Ásia. Em 1995 chegou a áreas tropicais no Hemisfério Oeste.

    Os exemplos de doenças quarentenárias A2 são:

    • “SIGATOKA NEGRA” é uma doença fúngica, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensi, em 1981 foi registrada na Colômbia; em fevereiro de 1998 chegou ao Brasil nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant no Amazonas, seguindo para o Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso em 1999 e após 6 anos foi constatada pelo Instituto Biológico.

    • “MOKO” causado pela bactéria Ralstonia solanacearum é uma das principais doenças bacterianas da bananeira. Restrita aos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Sergipe.

    ResponderExcluir
  31. 1) Doenças quarentenárias são aquelas de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial de Saúde, isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes, além de outras medidas de profilaxia, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então isentas da doença.

    2) tipos de doenças quarentenárias
    - doenças quarentenárias A1: são aquelas não presentes no país, mas se forem introduzidas, são potenciais causadores de importantes danos econômicos.
    - doenças quarentenárias A2: são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no País, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    - doenças nâo quarentenárias regulamentadas: são aquelas não quarentenárias cuja presença em plantas, ou partes destas para plantio, influi no seu uso proposto com impactos econômicos inaceitáveis.

    3) Exemplos A1: escaldadura das folhas e fogo bacteriano das pomáceas.
    Exemplos A2: sigatoka negra, cancro critico, clorose variegata dos citros, pinta preta dos citros e ferrugem da videira.
    Exemplos não quarentenários: podridão mole e murcha bacteriana.
    Fabiana Stager Quaggio- 7606061

    ResponderExcluir
  32. Doenças quarentenárias são doenças causadas por algum patógeno que representa ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta e está sob restrição governamental. Geralmente esses organismos são exóticos nesse país ou região e acabam sendo transportados para locais que o desconhecem. Esse transporte é realizado pelo homem, quando ele transporta sementes, frutos e plantas que contêm esse organismo. Pode-se classificar em dois tipos: A1 entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas, como: Monilíase do Cacaueiro causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que causa danos econômicos que variam de 50% a 100%. Ataca somente o fruto, em qualquer estado de seu desenvolvimento, contudo aqueles que já têm até 90 dias de idade são os mais susceptíveis à ação do patógeno, podendo provocar grandes perdas na produção de cacau. Outra doença do tipo A1 é a Pinta Preta dos Citros cujo agente causal é o fungo Guignardia citricarpa, que causa lesões apresentando o centro necrótico deprimido de cor marrom-claro e as bordas salientes de coloração marrom-escura, manchas escuras e pequenas podendo estar dispersas ou agregadas nos frutos e pequenas lesões deprimidas de cor avermelhada que geralmente ocorrem no período de maturação dos frutos e na pós-colheita.
    Outra categoria de doenças é a do tipo A2 entendida como às de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle como: o Moko da bananeira, causado pela bactéria Ralstonia solanacearum e o Amarelecimento-letal-das-palmeiras (Phytoplasma palmae), que ataca o coco e outras palmáceas.

    ResponderExcluir
  33. a.O que são doenças quarentenárias?

    Doenças quarentenária são todos organismos de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.
    Muitas vezes essas doenças quarentenárias são também denominadas como pragas quarentenárias. O termo praga, de acordo com a FAO (2006), refere-se a qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais.
    Provavelmente, a primeira quarentena foi imposta em Veneza, Itália, em 1374, quando viajantes suspeitos de terem contraído a peste bubônica foram banidos. Quarentena vegetal, significa literalmente, o isolamento de plantas por quarenta dias, como período de incubação para o aparecimento e detectação de sinais e/ou sintomas de doenças. Na verdade, esse procedimento constituiu apenas uma fração das diversas ações que podem ser utilizadas em um programa de exclusão de organismos indesejáveis (Kahan, 1989)

    b. Quais os tipos? Explique cada um deles.
    A1 – Entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas.

    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    c. Dê dois exemplos de cada tipo.
    Pragas Quarentenárias do tipo A1:

    DIPTERA
    1)Anastrepha ludens (moca-das-frutas mexicana)

    As moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) são as principais pragas de plantas frutíferas em todo o mundo, pois além do dano direto causado na polpa dos frutos também é responsável por barreiras quarentenárias impostas por países importadores de frutos frescos.

    2)Rhabdoscelus obscurus
    O ataque de R. obscurus na cana- de-açúcar é evidente quando esses seres estão dentro do tronco. As larvas alimentam-se do tecido mole dentro de talos maduros e semi-maduros, cavocando em cima e em baixo dentro de um uníco entrenó. Essa praga também ocorre em palmeiras.

    Pragas Quarentenárias do tipo A2:

    1)Mycosphaerella fijiensis

    Os hospedeiros desse inseto são: Bananeira (Musa spp.) e Heliconia spp. exceto: Heliconia rostrata, H. bihai, H. augusta, H. chartaceae, H. spathocircinada, H. librata, H. psittacorum cultivar Red Opal e H. stricta.

    As regiões brasileiras afetadas são diversas: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

    Exemplo de Doença:

    Mycosphaerella fijiensis, fungo ascomiceto, é o agente causal da doença chamada Sigatoka-negra. Foi constatada no Brasil em fevereiro de 1998, no Estado do Amazonas estando presente no Acre, Rondônia, Pará, Roraima, Amapá e Mato Grosso. O desenvolvimento de lesões de Sigatoka e a sua disseminação são fortemente influenciados por fatores ambientais como umidade, temperatura e vento.

    2) Xanthomonas axonopodis pv. Citri

    Hospedeiro: Citros (Citrus spp.), Fortunella spp. e Poncirus spp.
    Locais de incidência da praga: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

    Exemplo de Doença:

    Cancro Cítrico: O Cancro Cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. Citri é uma das doenças mais impostantes na citricultura. Provoca lesões nas folhas, frutos e ramos e, conseqüentemente a queda dos frutos e folhas e da produção. A bactéria do Cancro é de fácil disseminação e um de seus vetores é o homem. Altamente contagiosa, ela é resistente e consegue sobreviver em vários ambientes por mais de 9 meses.

    ResponderExcluir
  34. Nome: Igor Augusto Campos Barreto
    n°USP:7604802

    a)Doenças quaternárias: são aquelas que apresentam grandes transmissibilidade,em geral graves, que requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial de Saúde, isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes, além de outras medidas de profilaxia, com a finalidade de evitar a sua introdução em regiões até então,que não apresentam tal doença.
    b)Os tipos de doenças quarentenárias são:
    •Doenças quarentenárias do tipo a1: são aquelas que não estão presentes no país, porém, se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.

    •Doenças quarentenárias do tipo a2: são aquelas que possuem grande importância econômica, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem um programa oficial de controle.

    •Doenças não quarentenárias regulamentadas: são aquelas não quarentenárias cuja presença em plantas , ou parte destas para plantio, influi no seu uso preposto com impactos econômicos inaceitáveis.


    c)
    •Doenças quaternárias do tipo a1 exemplos: Fogo bacteriano das pomáceas e Escaldura das folhas

    •Doenças quaternárias do tipo a2 exemplos: Sigatoka negra e Cancro cítrico

    •Doenças não quaternárias regulamentadas exemplos: Murcha bacteriana e Podridão mole

    ResponderExcluir
  35. Doenças quarentenárias são aquelas que não estão presentes, ou não se encontram amplamentes distribuidas no país. Se introduzidas podem causar graves danos.
    Tipos de doenças quarentenárias:
    A1:Doenças ainda não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos. Ex: cochonilha-rosada (Maconellicoccus hirsutus); fogo bacteriano das pomáceas (Erwinia amylovora).
    *cochonilha-rosada Maconellicoccus hirsutus (Homoptera:Pseudococcidae) é uma praga de importância quarentenária, que ainda não ocorre no Brasil. Ela ataca mais de 200 espécies de plantas como: feijão, citros, coco, café, algodão, milho, pepino, uva e outras. A cochonilha suga a seiva do hospedeiro e injeta uma saliva tóxica enquanto se alimenta. Este processo leva à má-formação das folhas e frutos. O ataque severo desta espécie de cochonilha pode causar a morte das plantas. A disseminação ocorre pelo vento, pássaros e outros animais selvagens, mas o principal meio de disseminação são as pessoas, que transportam partes vegetais com a praga de uma região infestada para outra não infestada. Como métodos de controle, a aplicação de inseticidas é uma técnica ineficiente de controle contra esta espécie, o controle biólogo tem sido utilizado como controle eficiente.
    * Fogo bacteriano causado pela bactéria Erwinia amylovora é uma das doenças mais destrutivas da macieira e pereira. A bactéria sobrevive no inverno. Na primavera, a bactéria penetra nos tecidos pelos ferimentos ou estômatos e multiplica-se entre as células. A colonização bacteriana causa a murcha, o escurecimento e a morte das flores, frutinhos, folhas e ramos. As práticas de controle recomendadas incluem: a) retirada e queima dos ramos afetados; b) desinfecção das ferramentas com hipoclorito de sódio a 1% ou álcool
    etílico a 70%; c) uso de variedades resistentes.

    A2:entendidas aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. Ex: Sigatoka-negra (Micospharella figiensis); cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiea).
    * Sigatoka-negra, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet, é considerada atualmente uma das mais importantes doenças da bananeira no mundo. Esta doença infecta também as folhas mais jovens, destruindo, em conseqüência, maior quantidade de tecido fotossintetizante. Os primeiros sintomas da Sigatoka-negra aparecem na face abaxial da folha na forma de pontuações claras ou pequenas áreas descoloridas. Essas pontuações evoluem para estrias, nos estágios mais avançados da doença, as manchas apresentam coloração marrom-escura a negram. Dispersão por ascosporos. Medidas de controle: a) Evitar o transporte de mudas, frutas, folhas ou partes da bananeira das regiões afetadas; b) Evitar o transporte de bananas em caixas difíceis de serem desinfestadas; c) Desinfestar caixas e equipamentos utilizados no colheita ou plantio da bananeira;
    * cochonilha do Carmim, Dactylopius opuntiae, se alimenta da seiva das plantas e além de sugar a planta, a cochonilha também pode introduzir vírus ou toxinas que deixam à planta amarela e murcha podendo destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente. A melhor forma de identificar a praga é verificando a presença de flocos brancos (colônias) nas raquetes da palma. Ao esmagar as colônias há a liberação de líquido avermelhado. Medidas de controle: Não adquirir palmas de regiões com ocorrência da praga Cohonilha do Carmim; eliminar imediatamente as primeiras raquetes atacadas (dar ao gado ou queimar); nos plantios adensados abrir ruas para facilitar a eliminação da praga; destruir os plantios abandonados com ocorrência da Cochonilha do Carmim.
    Gressa Chinelato

    ResponderExcluir
  36. Victorhugo Cristino Torraca nºUSP7187210

    a)Doenças quarentenárias são doenças que ainda não existem no país e que demandam cuidados para que não adentrem a região, já que são doenças de alto potencial destrutivo em grandes culturas. Tais medidas como a proibição, interceptação do trânsito de plantas e/ou material vegetal estão previstas em lei e existem órgãos que as fiscalizam (ex.:IBAMA).
    b)A1-doença ausente no país que necessitam de quarentena;
    A2-doença que possui importância econômica potencial em uma determinada região, sem contudo estar amplamente disseminada no país e está sob controle oficial.
    c)Exemplos:
    A1-ferrugem da videira, raça 7 do míldio do girassol
    A2-requeima da batata, Phytophthora idaei em morangueiro
    obs: não consegui colocar o nome científico em itálico

    ResponderExcluir
  37. Bruno de Faria Baricelli - 7605932

    a-) Doenças quarentenárias são aquelas não presentes em uma região,porém,se introduzidas são potênciais causadoras de importantes danos econômicos.

    b-)Essas doenças são divididas em doenças quarentenárias A1 e A2:

    A1 - Aquelas que não existem em um determinado país, ou seja, advém de outras nações. São Necessárias portanto barreiras fitossanitárias internacionais para evitar a entrada das mesmas.

    A2 - Aquelas que estão presentes em apenas alguns estados ou partes de um determinado país, ouseja, as barreiras devem ser realizadas entre regiões afetadas e não afetadas.

    c-)
    A1:1-Pinta Preta do Citros ausente na União Européia.
    2- Fiji disease virus, cana-de-açúcar ausente no Brasil.
    A2:1-Cancro Cítrico ( Xanthomonas axonopodis pv. citri)presente apenas nos estados de MS, PR, RS, SC e SP.
    2-Cancro da Videira (Xanthomonas campestris pv. viticola) presente apenas nos estados da BA, PE e PI.

    ResponderExcluir
  38. -PESQUISA PROVA- 20/09/12

    a) Sao doenças de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial de Saúde, isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes, além de outras medidas de profilaxia, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.

    B)PRAGAS QUARENTENÁRIAS A1

    São aquelas não presentes no País,porém,se introduzidas são potênciais causadoras de importantes danos econômicos.

    PRAGAS QUARENTENÁRIAS A2

    SÃO AQUELAS DE IMPORTÃNCIA ECONÔMICA POTENCIAL,JÁ PRESENTES NO PAÍS,PORÉM NÃO SE ENCONTRAM AMPLAMENTE DISTRIBUÍDAS E POSSUEM PROGRAMA OFICIAL DE CONTROLE.

    c)Pragas Quarentenarias A1:
    ESCALDADURA DAS FOLHAS( Xilella fastidiosa)
    COCHONILHA ROSADA (Maconellicoccus hirsitus).

    Pragas Quarentenarias A2:
    SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)
    MOKO DA BANANEIRA(Ralstonia solanacearum).


    Aluno: Virgilio Alberto Nantes Esteves
    Nºusp: 7663980

    ResponderExcluir
  39. Doenças quarentenária possuem grande transmissibilidade, em geral graves que exigem isolamento e profilaxia dos infectados, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.
    Podem ser classificadas como a1, a2.As Pragas quarentenárias a1, entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas. Como exemplo temos a escaldadura das folhas e a cochonilha rosada.
    As Pragas Quarentenárias A2, são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. São exemplos a sigatoka negra da bananeira e o cancro citrico

    Mateus Calderan Pereira, 7606850 - Ter 8h

    ResponderExcluir
  40. A - Doenças quarentenárias são doenças com grande capacidade de transmissibilidade, não presentes em um determinado país ou região, mas com potencial de introdução e/ou disseminação, constituindo ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta sob o risco.

    B – Existem dois tipos de doenças quarentenárias: A1 e A2. Doenças quarentenárias A1 são as não presentes no país, mas com características de potenciais causadoras de danos econômicos. As doenças quarentenárias A2 são as presentes no país, porém restritas a determinadas regiões, que não estão amplamente distribuídas, possuindo programa oficial de controle.

    C- A1: - Alternaria vitis, uva;
    - Alternaria triticina, trigo;
    A2: - Xanthomonas axonopodis pv. citri, citros. Presente em: MS, PR, RS, SC e SP;
    - Xanthomonas campestris pv. passiflorae, maracujá. Presente em: PA;

    ResponderExcluir
  41. a) Doenças quarentenárias são geralmente doenças graves de altíssima transmissibilidade que requerem um cuidado rigoroso de isolamento do individuo infectado em quarentena para se evitar a introdução da doença em regiões indenes. Quando identificada, deve ser comunicada a Organização Mundial de Saúde imediatamente.

    b) Existem dois tipos de doenças quarentenárias:
    Tipo A1: Não estão presentes no país mas, se introduzida, pode causar prejuízos econômicos como perda de até 100% de produtividade.
    Tipo A2: Existem no país, porém, apesar de possuírem potencial de destruição, apresentam-se de maneira bem distribuida e possuem programas de controle.

    c) Tipo A1: Fogo Bacteriano das Pomaceas; Pinta Preta dos Citros.
    Tipo A2: Sigatoka Negra; Moko da Bananeira.


    ResponderExcluir
  42. Doenças quarentenárias são aquelas de grande transmissibilidade que necessitam passar por período de quarentena, com o intuito de prevenir a introdução e disseminação de pragas exóticas, por meio do controle de vegetais importados.
    Para maior segurança na entrada e comercialização desses produtos no Brasil, o Ministério da Agricultura cadastra e credencia estações quarentenárias, pós-entrada, bem como laboratórios de diagnóstico fitossanitários para exames de virologia, acarologia, bacteriologia, micologia, nematologia e entomologia nos produtos importados, quando indicado.

    As doenças quarentenárias podem ser classificadas em dois tipos:

    Doenças Quarentenárias A1, entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas.
    Exemplos: FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS(Erwinia amilovora); COCHONILHA ROSADA (Maconellicoccus hirsitus); BESOURO DO ARROZ E OUTROS GRÃOS (Trogoderma granarium).

    Doenças Quarentenárias A2 são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    Exemplos: SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis); PINTA PRETA DOS CÍTROS (Guignardia citricarpa); CANCRO BACTERIANO DA VIDEIRA(Xabthomonas campestris pv.vitícola).

    ResponderExcluir
  43. Guilherme Calabro Souza 6459570


    A- Doença quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. Pragas quarentenárias são aquelas de expressão econômica potencial para a área posta em perigo e onde ainda não está presente, ou se está, não se encontra amplamente distribuída sendo oficialmente controlada (FAO, 2006).
    Estabelecida a praga em um novo ambiente, ela pode causar danos e perdas em cultivos, perda de mercados de exportação, aumento de custos de produção, impactos sobre os programas de manejo integrado de pragas, além de danos ambientais e sociais, entre outros.
    Quando uma espécie é introduzida em um ecossistema, ela irá competir com outras espécies da área por abrigo, alimento e locais de reprodução. O problema é que a espécie exótica, ao ser introduzida em um ambiente onde ela não é nativa, muitas vezes não encontra predadores naturais. Dessa forma, ela se reproduz com muita rapidez e consome os recursos utilizados pelas espécies nativas da região, podendo até mesmo levá-las à extinção.
    De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (documento redigido na ECO-92), atualmente as espécies exóticas são reconhecidas como uma das maiores ameaças ao meio ambiente, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo, perdendo apenas para as alterações de habitats.

    B- As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias: pragas quarentenárias ausentes (A1), são aquelas não presentes no país, porém, se introduzidas, são potenciais causadoras de importantes danos econômicos; pragas quarentenárias presentes (A2), são aquelas de importância econômica potencial já presentes no país, porem não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. Para a categorização de uma praga quarentenária ausente ou praga quarentenária presente, deverão ser atendidas as exigências estabelecidas pela Instrução Normativa vigente. A Instrução Normativa atualmente vigente é a Nº 41, de 1º de Julho de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 02 de Julho de 2008, seção I, página 8.

    C- A1: Cercospora sorghi, sorgo e milho; Cladosporium pisicolum, ervilha;
    A2: Guignardia citricarpa , citros.; Xanthomonas campestris pv. passiflorae, maracujá

    ResponderExcluir
  44. A)Praga quarentenária é todo ser animal ou vegetal que estando presente em uma área ou região, mesmo sob controle ainda assim oferece risco à economia agrícola do mesmo. São classificadas em dois grupos, A1 e A2.

    B)Praga quarentenária A1: que são pragas exóticas à região em questão;
    Praga quarentenária A2: pragas já presentes no países ou regiões, porém apresentam distribuição regional e que estão sob alguma forma de controle.

    C)Como exemplo para pragas do tipo A1 temos: a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi), o gorgulho da manga (Sternochetus mangiferae. Para pragas do tipo A2, podemos citar a Sigatoka Negra (Micospharella figiensis) e o Moko da bananeira (Ralstonia solanacearum).

    Marcelo Brossi Santoro

    ResponderExcluir
  45. Doenças quarentenárias
    1) Doença quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que presente em outros países ou regiões, podendo estar sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Esses organismos geralmente são exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.
    2) As doenças quarentenárias são divididas em 2 grupos A1 e A2.
    A1 são as que não estão presentes no País, que se forem introduzidas serão potenciais causadoras de danos econômicos.
    A2 são doenças de grande importância econômica, que já estão presentes no país, porém apresentam disseminação localizada e passam por programa oficial de controle.
    3) Doenças do grupo A1: Fogo bacteriano das pomáceas(Erwinia amilovora)
    escaldadura das folhas( Xilella fastidiosa)
    Doenças do grupo A2: sigatoka negra (Micospharella figiensis)
    Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum)

    ResponderExcluir
  46. Doenças quarentenárias são doenças de expressão econômica potencial para a área posta em perigo e onde ainda não está presente, ou se está não se encontra amplamente distribuída e é oficialmente controlada.

    Existem dois tipos de doenças quarentenárias: A1 e A2.
    Doenças quarentenárias A1 são aquelas não presentes no País,porém,se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.
    Doenças quarentenárias A2 são aquelas de importância econômica potencial já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.

    São exemplos do tipo A1:
    1) COCHONILHA ROSADA: A cochonilha rosada pode causar grandes prejuízos, chegando mesmo a ocasionar a morte da árvore. A praga suga a seiva da planta hospedeira e injeta uma saliva tóxica que causa a malformação de folhas e frutos e os brotos ficam encarpilhados. Os frutos secam, reduzindo a produção e seu valor comercial.
    2)BESOURO DO ARROZ E OUTROS GRÃOS: A constante ocorrência da praga em produtos importados de paises onde ela esta estabelecida e o potencial de sua dispersao devido ao aumento do uso de conteiners de cargas secas fazem a praga um risco fitossanitario muito grande.

    São exemplos do tipo A2:
    1)SIGATOKA NEGRA: A praga pode causar prejuízos de até 100%. Depois de instalada, provoca aumento significativo nos custos de produção, pois serão necessárias mais de trinta aplicações de produto químico por ano, além de aumentar drasticamente a poluição do meio ambiente.
    2)MOSCAS DAS FRUTAS: As moscas-das-frutas são consideradas as pragas mais nocivas para a fruticultura, com restrições em quase todos os países importadores.

    Jéssica Fernanda da Silva

    ResponderExcluir
  47. Doenças ou pragas quarentenárias, são aquelas não presentes no país, porém se introduzidas são potênciais causadores de importântes danos economicos. No Brasil, é relizadozado fiscalizações constantes pela Agência Defesa Agropecuária, já que torna-se uma ameaça economica para o país. Podem ser classificadas:
    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país e A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    Dois exemplos, em relação a fruticultura, temos a meleira do mamoeiro,é causada pelo Papaya meleira virus (PMeV) e é uma doença descrita somente no Brasil. Além dos prejuízos decorrentes da infecção pelo PMeV, os frutos de plantas afetadas tornam-se mais suscetíveis à infestação pela mosca-das-frutas. Este associação potencializa o problema da doença já que a mosca-das-frutas é uma praga quarentenária em vários mercados internacionais.

    O amarelo letal do mamoeiro é uma doença que está descrita somente no Brasil e restrita a algumas regiões produtoras do Nordeste. Seu agente causal é Papaya lethal yellowing virus (PLYV), que se transmite por meio mecânico e pelo solo.
    Por se tratar de doenças graves, as barreiras quarentenárias para as mesmas são impostas em nível mundial.E para o país em relação a sua economia.



    ResponderExcluir
  48. Doença Quarentenária: é uma doença que requer forte controle para que não ocorra sua disseminação, pois podem causar grandes prejuízos.
    Quarentenárias A1: são aquelas que não presentes no país, mas se introduzidas podem causar grandes danos. Exemplos: Escaldadura das Folhas e Cochonilha Rosada.
    Quarentenárias A2: são aquelas já presentes no país que apresentam potencial de danos, porém não são disseminadas e apresentam um programa oficial de controle. Exemplos: Sigatoka Negra e Moko da Bananeira.

    ResponderExcluir
  49. a. Doenças quarentenárias são aquelas cuja capacidade de transmissão é alta e que tem caráter grave. São doenças que exigem medidas de profilaxia adequadas para que não sejam introduzidas em regiões suscetíveis.

    b. Existem dois tipos de doenças quarentenárias: tipo A1 e tipo A2. A doença quarentenária é dita tipo A1 quando ela não está presente em determinada região, mas que poderia causar danos econômicos potenciais se introduzidas. A doença quarentenária é dita tipo A2 quando ela já está presente em determinada região, sendo capaz de causar grandes danos econômicos, mas que ainda não se distribuiu totalmente sobre a região em perigo e que está sob controle oficial.

    c. Em relação à doença quarentenária tipo A1, podemos citar o “mal de pierce”, que ocorre em videiras pela Xylella fastdiosa causando escaldadura das bordas de folhas, murcha e enrugamento dos cachos e amadurecimento irregular dos ramos; e, “pinta preta dos citros”, causada por um fungo gerando uma serie de tipos de manchas por toda a planta, incluindo ramos, folhas, espinhos, frutos etc.
    Para exemplo de doenças quarentenárias do tipo A2, temos a “sigatoka-negra da bananeira”, causada por Mycosphaerella fijiensis, resultando em sintomas como pontuações claras e pequenas áreas descoloridas que evoluem para estrias e, posteriormente, adquirem o formato de manchas de coloração marrom-escura a negra; e, “traça da maçã”, cujo agente causal é a lagarta Cydia pomonella, causando leso~es superficiais em frutos, bem como a construção de galerias no seu interior, servindo de porta de entrada para outros patógenos.

    Rodolfo Augusto Maniero

    ResponderExcluir
  50. Doença quarentenária é a qual, estando presente em outros países ou regiões mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte. Elas são classificadas em dois tipos: A1 e A2.

    Doenças Quarentenárias A1: São aquelas não presentes no país,porém,se introduzidas são potênciais causadoras de importantes danos econômicos. ex: Escaldadura das folhas(Xilella fastidiosa) e Cochonilha rosada(Maconellicoccus hirsitus).

    Doenças Quarentenárias A2: As doenças quarentenárias A2,são entendidas como aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. ex: Sigatoka Negra(Micospharella figiensis) e Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri).

    ResponderExcluir
  51. Doenças quarentenárias no Brasil:

    a. O que são doenças quarentenárias?
    - Doenças de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificação internacional, isolamento rigoroso dos casos apresentados e quarentena das plantas nos países onde forem descobertas, além de outras medidas de prevenção e controle, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.

    b. Quais os tipos? Explique cada um deles.
    - PRAGAS QUARENTENÁRIAS A1
    São aquelas não presentes no País, porém, se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.
    -PRAGAS QUARENTENÁRIAS A2
    São aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.

    c. Dê dois exemplos de cada tipo.
    A1
    ESCALDADURA DAS FOLHAS( Xilella fastidiosa)
    O conhecimento do genoma da Xylellafastidiosa permitirá a identificação de genes causadores da doença, bem como o seu mecanismo de ação na parasitose. Desse modo, o efeito parasitário pode ser eliminado, aumentando a produção agrícola
    COCHONILHA ROSADA (Maconellicoccus hirsitus)
    Esta praga é conhecida como cochonilha rosada pela sua coloração. Ela tem como centro de origem a Índia, de onde espalhou-se para várias regiões do mundo. Atualmente encontra-se na Austrália e ilhas do pacífico, Ásia, Oriente Médio e África. Em 1995 foi relatada em Granada, espalhando-se rapidamente em 16 ilhas da região do Caribe e em 1997 foi detectada na América do Sul, na Guiana. Em 1998 foi encontrada em Martinica e Guadalupe.
    A2
    -SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)
    A praga é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet. No Brasil foi detectada primeiramente no estado do Amazonas em 1998 e já se encontra nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.
    SINTOMAS: O ataque começa pelas folhas mais novas. Provoca estrias que parecem linhas marrons claras bem finas que, com o decorrer do tempo, tornam-se um pouco mais largas e de tom marrom escuro. Os reflexos da praga são sentidos pela rápida destruição da área foliar, reduzindo a capacidade da planta realizar fotossíntese e consequentemente a sua capacidade produtiva, expressa pela diminuição do tamanho e número de pencas e frutos por cacho e pela ocorrência de maturação precoce dos frutos ainda no campo.
    COCHONILHA DO CARMIM (Dactylopiusopuntiae)
    A cochonilha do Carmim, Dactylopius opuntiae, é um inseto que se alimenta da seiva das plantas e além de sugar a planta, a cochonilha também pode introduzir vírus ou toxinas que deixam à planta amarela e murcha podendo destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente.
    A melhor forma de identificar a praga é verificando a presença de flocos brancos (colônias) nas raquetes da palma. Ao esmagar as colônias há a liberação de líquido avermelhado.
    A Cochonilha do Carmim é uma praga quarentenária presente - A2 que está destruindo plantações nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Em Pernambuco ocorre em 39 municípios.


    RAMON CARIA DE MORAIS
    7606186

    ResponderExcluir
  52. Doenças quarentenárias são de grande transmissibilidade. São cuidadosamente vigiadas, todo o material vegetal que seja potencial veículo de disseminação necessitam de certificação para seu transporte, tentando assim evitar a contaminação de regiões não indenes.
    Existem dois tipos de doenças quarentenárias, a A1 e A2.Doenças do tipo A1 são aquelas que ainda não estão presentes no país, mas se introduzida causa grandes danos econômicos, já as doenças classificadas como sendo A2 são aquelas que já estão presentes no país, mas ainda não está totalmente distribuída.As doenças A2 já possuem programa oficial de controle.
    É exemplo de doença quarentenária do tipo A1 o Mal de Pierce da videira.Exemplos do tipo A2 são a Pinta Preta do Citros e Sigatoka Negra da bananeira.

    ResponderExcluir
  53. a. Doença quarentenária é a causada por um organismo que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.
    b. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:
    As Pragas Quarentenárias A1 são entendidas como aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas.
    As Pragas Quarentenárias A2 são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    c.
    A1:
    Erwinia amilovora (Fogo bacteriano das pomáceas) causa morte e murcha da inflorescencia;definhamento e morte dos ramos e galhos finos;seca das folhas;seca dos frutos;limbo e tronco secos.
    Nematoide Rotylenchulus parvus(cana-de-açúcar e milho)
    A2:
    Ralstonia solanacearum raça 2 que causa danos na banana e Heliconia spp. já presente nos estados: AL, AM, AP e PA;
    Xylella fastidiosa (clorose variegada dos citros - CVC) já foi detectada nos estados: DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RJ, RS, SC e SP;

    ResponderExcluir
  54. Nome: Felipe Moraes Ribeiro Bozza turma: teo ter 10:00 prática qui 16:00

    a-)Doenças quarentenárias são aquelas causadas por organismos,
    animal ou vegetal que presente em outra região, mesmo sob
    condições controladas costitui-se em um risco fitossanitário
    á economia da região importadora.

    b-) No âmbito agronômico essas doenças são divididas em duas classes:
    A1-> constitui as pragas exóticas, ausentes no país;
    A2-> pragas de importância comercial, já presentes no país, porém
    localizadas em pequenas áreas e sofre um programa oficial de controle.

    c-) A1-) Epicaerus cognatus, batata
    Pratylenchus vulnus, banana, citros e tomate
    A2-) Sirex noctilio, Pinus spp.- PR, RS e SC
    Xylella fastidiosa , citros. - DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RJ, RS, SC e SP


    Bibliografia:
    http://www.pragas.com.br/poscolheita/pragasq/pragasq.php acesso em 20/09/2012
    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia22/AG01/arvore/AG01_116_24112005115225.html acesso em 20/09/2012

    ResponderExcluir
  55. ISADORA OLIVEIRA RODRIGUES 7699628.
    1.a-Doenças quarentenárias são aquelas causadas por pragas quarentenárias. Estas consistem em organismos de natureza animal e/ou vegetal, presentes em outros países ou regiões e que embora haja controle sobre elas, constituem uma ameaça à economia agrícola do país ou da região importadora suscetível. Tais pragas são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, além de serem transportados por animais e sementes ou frutos infestados.
    b- As doenças quarentenárias podem ser agrupadas de acordo à origem das pragas:
    Pragas exóticas, não presentes no país; Exemplos: Fusarium oxysporium f. sp. radicis lycopersici, tomate;Phytophthora megasperma f. sp. glycinea, soja.
    Pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.Exemplos: Xylella fastidiosa , citros. - DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RJ, RS, SC e SP; Xanthomonas axonopodis pv. citri , citros .- MS, PR, RS, SC e SP.

    ResponderExcluir
  56. MELISSA KAREN ALVES nºUSP 7663872 turma: terça 8:00

    Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:

    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país e

    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    São consideradas pragas quarentenárias na fruticultura, para o Brasil, as moscas-das-frutas: Anastrepha ludens (moca-das-frutas mexicana), Anastrepha suspensa (mosca-das-frutas do Caribe), Ceratitis rosa (mosca-das-frutas-de-natal), Daucs cucurbitae (moca-do-melão), D. tryoni (mosca-de-queensland), Toxotripana curvicauda (mosca-do-mamão) e Bactrocera carambolae (moca-da-carambola). Além das moscas-das-frutas citadas, são ainda relacionadas como pragas quarentenárias para as frutíferas no Brasil: a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi), o gorgulho da manga (Sternochetus mangiferae) e a cochonilha rosada (Maconellicoccus hirsutus). No caso específico da manga, o impacto negativo da introdução da mosca-da-carambola, bem como da mosca-negra-dos-citros e de outras pragas A1, como o gorgulho-da-manga e a cochonilha rosada, pode ter conseqüências desastrosas tanto econômica quanto ambientalmente. Mas medidas preventivas para evitar a entrada dessas pragas no Brasil e na região do Vale do São Francisco estão sendo tomadas.

    De maneira semelhante, também estão sendo executadas medidas preventivas para evitar a entrada de pragas do tipo A2 no Vale do São Francisco uma vez que a ocorrência deste tipo de praga em alguns estados brasileiros foi registrada.

    Fonte :http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia22/AG01/arvore/AG01_116_24112005115225.html

    ResponderExcluir
  57. Doença quarentenária, é a causada por uma praga quarentenária.Pragaquaentenária é todo organismo de natureza animal ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.
    As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:

    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país e

    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    Eemplos:

    A1: Cephonodes hylas, café; Phoma tracheiphila, citros.

    A2: Crinipellis perniciosa , cacau e cupuaçu;
    Guignardia citricarpa , citros - RJ e SP.

    João Leoanardo Corte Baptistella - nºUSP 7607423

    ResponderExcluir
  58. A prevenção da difusão de pragas exóticas, através de controle de vegetais importados procedentes de países ou regiões suspeitas, cujo estado sanitário na ocasião da chegada, ofereça dúvidas é a quarentena. A prescrição de quarentena de vegetal importado é determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desta forma doenças quarentenárias são aquelas em que a planta é necessária ficar em quarentena, ou seja, plantas importadas de outros países ou de outros estados, tem que passar um período de quarentena para ser analisada a presença ou não de patógenos que podem causar possíveis danos nas plantações recebedoras de tais plantas.
    Os tipos de doenças quarentenárias são:
    A1: São aquelas não presentes no País, porém, se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos. Exemplo: Fogo Bacteriano das pomáceas( Erwinia amilovora) e Escaldadura das Folhas ( Xilella fastidiosa)
    A2: São aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. Exemplo: Sigatoka Negra ( Micospharella figiensis) e Cancro Cítrico ( Xanthomonas axonopodispv.citri).

    ResponderExcluir
  59. a)Doenças quarentenárias são aquelas que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. São geralmente exóticas para um país ou região, e pode ser transportadas de uma região para outra , através por exemplo, do transporte de plantas, frutos e sementes contaminadas.
    b)As doenças quarentenárias pode ser de dois tipo A1 e A2. As A1 são aquelas exoticas ,não presentes no país, porem apresentam características que permitem ser potenciais causadoras de importantes danos econômicos se introduzidas. Já as A2 são as já presentes no país, que possuem importância econômica potencial, porém apresentam disseminação localizada e são submetidas a programa oficial de controle.
    c) Como exemplo de doenças quarentenárias A1 podemos citar ESCALDADURA DAS FOLHAS ( Xilella fastidiosa) e FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS(Erwinia amilovora). E como exemplo de A2 podemos citar SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis) e Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum)

    ResponderExcluir
  60. a-) doenças quarentenárias são organismos (tanto animal quanto vegetal) presentes em um país que oferecem riscos à agricultura e, consequentemente, à economia de uma região importadora.

    b-) # doença quarentenária tipo A1: é a doença que não está presente no país, mas que se introduzida é capaz de causar danos severos;
    # doença quarentenária tipo A2: é a doença que já se encontra no país, mas não de forma ampla. Além disso, há controle ativo do governo federal.

    c-) # doenças quarentenárias tipo A1:Cochonilha rosada e a Sternochetus magnifera;
    # doenças quarentenárias tipo A2: Sigatoka negra e Cydia pomonella.

    ResponderExcluir
  61. Doenças quarentenárias no Brasil:
    Pedro Henrique Pereira 7606912

    a. O que são doenças quarentenárias?
    São doenças de grande transmissibilidade e pragas, que devido sua gravidade requerem notificação internacional, isolamento rigoroso dos casos apresentados e quarentena das plantas nos países onde forem descobertas, além de outras medidas de prevenção e controle, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.

    b. Quais os tipos? Explique cada um deles.
    - PRAGAS QUARENTENÁRIAS A1
    São aquelas não presentes no País, porém, se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.
    -PRAGAS QUARENTENÁRIAS A2
    São aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas mas apenas em algumas regiões e possuem programa oficial de controle.

    c. Dê dois exemplos de cada tipo.
    A1
    FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS(Erwinia amylovora)
    BESOURO DO ARROZ E OUTROS GRÃOS (Trogoderma granarium)

    A2
    SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)
    MOSCAS DAS FRUTAS (Anastrepha e Ceratitis)

    Pedro Henrique Pereira 7606912

    ResponderExcluir
  62. DOENÇAS QUARENTENÁRIAS: Doenças de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial de Saúde, isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes, além de outras medidas de profilaxia, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes. Podem ser transmitidos por vírus ou por bactéria. Entre as doenças quarentenárias, encontram-se a cólera, febre amarela, varíola e tifo exantemático.

    ResponderExcluir
  63. Doenças quarentenárias são doenças que estão sob restrições governamentais.
    São divididos em a1, que são as doenças não presentes no país porém se introduzidas são potenciais causadoras de possíveis infestações e danos econômicos, e a2, que são aquelas de potencial econômico importante e já estão presentes no país sendo que muitas já possuem métodos de manejo e controle.
    Exemplo de a1 são alternaria vitis da uva e acaros tetranychus e brevipalpus.Exemplo de a2 são sigatoka negra e mosca das frutas.

    LUIS GUSTAVO MENDES

    ResponderExcluir
  64. Doenças quarentenárias são aquelas que estando em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constituem ameaça à economia agropecuária do país ou região importadora exposta. Esses organismos causadores dessas doenças são geralmente exóticos para o país ou região importador e podem ser transportados de um local para outro com auxilio do homem e os meios de transporte, por meio do trânsito de plantas, frutos ou sementes infectadas.
    As doenças quarentenárias podem ser divididas em duas categorias:
    1- Doenças quarentenárias ausentes ( A1): aquelas de importância econômica potencial para uma região em perigo, porém não presente em território nacional, exemplos são: Hemileia coffeicola e Spiroplasma citri;
    2- Doenças quarentenárias presentes (A2): aquelas de importância econômica potencial para uma região em perigo, presente no país, mas que não está amplamente distribuída e encontra-se sob controle oficial, exemplos são: Candidatus Liberibacter spp. e Xanthomonas axonopodis pv. citri.

    Alexandre Granado Vaz nº USP: 7186741

    ResponderExcluir
  65. Filipe Ferreira
    Numero USP: 7607103

    Doença quarentenária é aquela causada por todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.



    As doenças quarentenárias se agrupam em dois grupos:
    - Doenças quarentenárias A1, entendidas como aquelas não presentes no país, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos se introduzidas.
    -Doenças quarentenárias A2, entendidas como aquelas de importância econômica potencial já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e estão submetidas a programa oficial de controle.



    Exemplos de doenças quarentenárias A1: Fogo Bacteriano das Pomáceas (Erwinia amilovora); Escaldadura das Folhas (Xilella fastidiosa)

    Exemplos de doenças quarentenárias A2: Sigatoka Negra (Micospharella figiensis); Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum)

    ResponderExcluir
  66. Aluno: Julio Enrique Lurman Gill
    N° USP: 7637761

    a. Doenças quarentenárias são aquelas causadas por pragas quarentenárias. As mesmas consistem em organismos de natureza animal e/ou vegetal, presentes em outros países ou regiões e que embora estejam sob controle permanente, constituem uma ameaça à economia agrícola do país ou da região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.

    b. As doenças quarentenárias podem ser agrupadas de acordo à origem das pragas quarentenárias:
    A1 – Pragas exóticas, não presentes no país;
    A2 – Pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    c. Exemplos:
    Pragas do grupo A1:
    - Fusarium oxysporium f. sp. radicis lycopersici, tomate;
    - Phytophthora megasperma f. sp. glycinea, soja;

    Pragas do grupo A2:
    - Xylella fastidiosa , citros. - DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RJ, RS, SC e SP;
    - Xanthomonas axonopodis pv. citri , citros .- MS, PR, RS, SC e SP.

    ResponderExcluir
  67. Doença quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:

    A1 – são as doenças exóticas não presentes no país Ex.:Nematóide Radopholus citrophilus e Cancro B e Xanthomonas aurantifolii raça B

    A2 – são doenças de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle. Ex.:Huanglongbing e Candidatus Liberibacter spp e Cancro cítrico A e Xanthomonas axonopodis pv citri

    Thais M. Albuquerque, 7159045, turma terça e quarta às 8h

    ResponderExcluir
  68. Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:
    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país.
    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    Exemplos de pragas quarentenárias tipo A1 - Alternaria vitis na uva e Alternaria triticina no trigo

    Exemplos de pragas quarentenárias A2 Guignardia citricarpa no citros em RJ e SP e Mycosphaerella fijiensis na banana em AC, AM, MT e RO.

    ResponderExcluir
  69. Aluno:Mateus Nishimura Narazaki NºUSP:7607315

    DOENÇAS QUARENTENÁRIAS: doenças de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial de Saúde, isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes, além de outras medidas de profilaxia, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes. Entre as doenças quarentenárias, encontram-se a cólera, febre amarela e tifo exantemático.

    Doenças quarentenárias do tipo A1: São aquelas não presentes no País,porém,se introduzidas são potênciais causadoras de importantes danos econômicos.

    Ex: ESCALDADURA DAS FOLHAS( Xilella fastidiosa) e BACTROCERA SPP EXCETO B. Carambolae

    Doenças quarentenárias do tipo A2: SÃO AQUELAS DE IMPORTÃNCIA ECONÔMICA POTENCIAL,JÁ PRESENTES NO PAÍS,PORÉM NÃO SE ENCONTRAM AMPLAMENTE DISTRIBUÍDAS E POSSUEM PROGRAMA OFICIAL DE CONTROLE.

    Ex: Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum) e COCHONILHA DO CARMIM (Dactylopiusopuntiae)


    ResponderExcluir
  70. Rafael Seiji Tamura Yamamoto

    A)Doença quarentenária são doenças de grande transmissibilidade, na maioria das vezes constituem ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta e que requerem isolamento rigoroso de casos clinicos e quarentena dos comunicantes com o intuito de evitar a dispesão dessa doença. Tais organismos são geralmente exóticos para um país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:A1 e A2

    B)A1:São aquelas não presentes no País, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se
    introduzidas.
    A2:São aquelas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle

    C) A1:Citrus greening bacterium,no citros
    Phytophthora erythroseptica,na batata
    A2:Xanthomonas axonopodis pv. citri ,no citros em MS, SP, PR, SC e RS
    Guignardia citricarpa , no citros em SP e RJ

    ResponderExcluir
  71. Respostas:
    a)Doenças quarentenárias são doenças e que apresentam grande potencial econômico para a área posta em perigo e onde ela não está presente ou não se encontram amplamente distribuída e é oficialmente controlada. Espécies invasoras ou organismos levados de um lugar para outro causando impactos econômicos, ambientais e sociais.
    b)São dois tipos:
    Tipo A1: São aquelas não presentes no páis, mas que se introduzidas são potenciais causadoras de importantes danos econômicos.
    Tipo A2: São aquelas de importância econômica comercial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem plano oficial de controle.
    c)Exemplos:
    A1: FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS(Erwinia amilovora)
    e ESCALDADURA DAS FOLHAS( Xilella fastidiosa).
    A2: SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)
    Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum).
    Aluno: João Carlos M. de Freitas Jr.
    7607444

    ResponderExcluir
  72. Olá professor, enviei a minha pesquisa mas esqueci-me de enviar meu nome: Daniel Oyan
    Segue a pesquisa novamente. Desculpe o transtorno.

    Doenças quarentenárias são doenças graves que causam grandes danos ao país. É necessário tomar um cuidado maior com elas, devido à sua alta agressividade e especificidade.
    Os tipos de pragas quarentenárias existentes são A e A2. As do tipo A1 são aquelas não existentes no país, mas, se introduzidas, possuem um alto potencial de causar importantes danos econômicos. As do tipo A2 são as doenças presentes no país, porém não amplamente distribuídas, e possuem programa oficial de controle.
    Exemplos de doenças do tipo A1: Escaldadura das folhas causada pela bactéria Xillella fastidiosa; e Fogo bacteriano das pomáceas causada pela bactéria Erwinia amilovora.
    Exemplos de doenças do tipo A2: Cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas anoxopodis pv. citri; e ferrugem da videira, causada pelo fungo Phakopsora euvitis.

    ResponderExcluir
  73. As chamadas “Doenças Quarentenárias” são aquelas que apresentam grande transmissibilidade, são em geral graves e requerem atenção especial,constante fiscalização, bem como rigoroso isolamento e quarentena dos casos identificados, além de outras medidas de prevenção, com o objetivo de evitar a sua introdução em regiões até então intactas.
    Elas podem ser de dois tipos: A1 e A2:
    Pragas Quarentenárias A1: São aquelas doenças não presentes no país, mas que se forem introduzidas, serão causadoras potenciais de muitos danos econômicos.
    Exemplos:
    Escaldadura das folhas, causada pela bactéria Xylella fastidiosa.
    Fogo bacteriano das pomáceas, causado pela bactéria Erwinia amilovora.
    Pragas Quarentenárias A2: São as doenças de potencial importância econômica, que já estão presentes no local ou país, mas que não se encontram amplamente distribuídas e já possuem um programa de controle oficial.
    Exemplos: Sigatoka Negra da bananeira, doença causada pelo fungo Micospharella figiensis.
    Cancro Cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri.
    Aluna: Ana Laura Bodoni da Rocha

    ResponderExcluir
  74. Nome: Caio Teodoro Menezes

    a. O que são doenças quarentenárias?

    São doenças que aparecem em certas regiões, isto é, não estão amplamente distribuídos no território em questão, todas possuem um importância econômica potencial e no tipo A2 todas já possuem um programa de ação. O A1 e A2 serão comentados detalhadamente a seguir

    b. Quais os tipos? Explique cada um deles.

    Tipo A1, esta não está presente no Pais em questão, porém se introduzidas são causadoras de danos em potencial, seja ele direto ou indireto.

    Tipo A2, ela já está presente no Pais, porém não abrange o território de forma uniforme, atacando apenas algumas regiões, ambas já possuem planos de ação e são de grande importância econômica.

    c. Dê dois exemplos de cada tipo.

    A1 -

    BESOURO DO ARROZ E OUTROS GRÃOS

    PLANTAS HOSPEDEIRAS - O T.granarium e uma praga das graos armazenados,que ocorre em cereais e seus produtos,sementes oleaginosas(especialmente amendoim e torta de oleaginiosas),graos e produtos oleaginosos,assim como racoes para animais e especiarias.

    REQUEIMA (Phytophora infestans)
    Características – É uma das doenças mais destrutivas da cultura batata, podendo comprometer todo o campo de produção em poucos dias. É favorecida por umidade elevada (neblina, chuva fina, orvalho, irrigação freqüente) e temperaturas em torno de 20 0 C, mas pode ocorrer em regiões de clima mais quente, desde que as noites sejam frias. A infecção ocorre por meio de esporos do fungo carregados pelo vento, provenientes de outros cultivos de tomate, batatas infectadas ou de plantas daninhas e soqueira.20/03/2009


    A2 –

    Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum)
    O moko da bananeira ou murcha bacteriana é causada pela bactéria Ralstonia solanancearum raça 2. É uma das doenças mais importantes da cultura da bananeira, pois pode causar perdas de até 100% da produção, pois os frutos afetados tornam-se impróprios para o consumo. È de fácil disseminação e de difícil controle

    CANCRO CÍTRICO (Xanthomonas axonopodis pv. citri)
    Causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, o cancro cítrico ataca todas as variedades e espécies de citros e é uma das mais graves doenças da citricultura brasileira. È uma praga quarentenária A2 e está presente nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

    ResponderExcluir
  75. Uma doença quarentenária é aquela que não está presente no país mas que, se introduzida, torna-se potencial causadora de importantes danos econômicos para a área que está em perigo; ou, é uma doença que já existe mas está tão bem distribuída que é controlada oficialmente. Além disso, essas doenças/pragas quarentenárias são espécies invasoras exóticas, ou organismos que são levados de uma região para outra causando impacto social e, como já dito acima, econômico.
    Existem as pragas quarentenárias do tipo A1 e do tipo A2. As do tipo A1 são as que não existem no país e são introduzidas, tornando-se potenciais causadoras de importantes danos econômicos. Como exemplo, podemos citar as doenças da Escaldadura das folhas; o fogo bacteriano das pomáceas e a Cochonilha rosada.
    As doenças do tipo A2 são as de importância econômica potencial, já presente nos país, mas que não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle. Como exemplos, podemos citar a Sigatoka Negra, o Moko da Bananeira, o Cancro Cítrico, a Clorose variegata dos citros, a pinta preta dos citros, o cancro bacteriano da videira, dentre alguns outros.
    Por esses motivos, deve-se, sempre, considerar a possibilidade de introdução, dispersão e consequencias ambientais, sociais e econômicas da introdução de uma praga que cause doença quarentenária. Por isso, faz-se de suma importância a análise fitossanitária de todo material introduzido no país (uma vez que a maioria dessas doenças/pragas são introduzidas através de importação de material proveniente de outros locais infectados), tendo papel decisivo para subsidiar, se necessário, uma forma de controle de pragas através de medidas fitossanitárias e, até mesmo, de legislação.
    Além dessas doenças, existem, também, as pragas não quatrenenárias regulamentadas, que são aquelas não quarentenárias, cuja presença em plantas, ou parte delas para que seja feito o plantio, influencia em impactos econômicos inaceitáveis; é um caso mais presente em batatas através de, por exemplo, a podridão mole.

    ResponderExcluir
  76. Michelle Gimenes Catelan 7607232
    Doenças quarentenárias são aquelas causadas por pragas quarentenárias que são organismos de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte ou através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas.
    b)Os tipo são A1 e A2.
    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país, porém se introduzidas são potênciais causadoras de importantes danos econômicos.
    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    c)Exemplos A1:
    BESOURO DO ARROZ E OUTROS GRÃOS (Trogoderma granarium)
    FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS(Erwinia amilovora)
    Exemplos A2:
    SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)
    CANCRO CÍTRICO (Xanthomonas axonopodis pv. citri)

    ResponderExcluir
  77. Lívia Delião Brigliadori20 de setembro de 2012 às 20:00

    a)Doenças quarentenárias são doenças com grande transmissibilidade, que causam altos danos econômicos.Em geral são graves,e requerem notificação internacional imediata à Organização Mundial de Saúde, isolamento rigoroso de casos clínicos e quarentena dos comunicantes,com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.
    b)Tipo a1: doenças não presentes no país, porém com características de serem potenciais causadoras de importantes danos econômicos, se introduzidas.
    Tipo a2: aquelas doenças de importância econômica potencial, já presentes no país, porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem programa oficial de controle.
    c)Exemplo do tipo a1: escaldadura das folhas e cochonilha rosada
    Exemplo do tipo a2: cancro cítrico e moscas das frutas

    ResponderExcluir
  78. 1) Doenças quarentenarias são doenças de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificações nacionais e internacionais dos órgãos de controle de fitossanidade. Sao doenças já conhecidas de algumas culturas, que causam grandes perdas econômicas e dificuldade de importação e exportação, principalmente. Quando ha o comercio dessas culturas, normalmente ocorre um isolamento rigoroso e analise dos produtos (''quarentena'') para a confirmação de que eles estão livres de patógenos, além de outras medidas de profilaxia, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.


    2) Dentre as doenças quarentenarias, existem dois grupos distintos. O primeiro denomina-se Doenças Quarentenarias do tipo A1, que são aquelas que ainda não estão presentes no país, mas que já são conhecidas pelo mesmo e sabe-se que, se introduzidas, são potenciais causadoras de importantes danos econômicos. O segundo denomina-se Doenças Quarentenarias do tipo A2, que são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no País, que porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem um programa oficial de controle.



    3) Doença quarentenaria do tipo A1: FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS (Erwinia amilovora)

    Doenca quarentenaria do tipo A2: SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)

    ResponderExcluir
  79. Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta. Tais organismos são geralmente exóticos para esse país ou região e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, através do trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenárias se agrupam em duas categorias:

    A1 – são as pragas exóticas não presentes no país e

    A2 – são pragas de importância econômica potencial, já presentes no país, porém apresentando disseminação localizada e submetidas a programa oficial de controle.

    São consideradas pragas quarentenárias na fruticultura, para o Brasil, as moscas-das-frutas: Anastrepha ludens (moca-das-frutas mexicana), Anastrepha suspensa (mosca-das-frutas do Caribe), Ceratitis rosa (mosca-das-frutas-de-natal), Daucs cucurbitae (moca-do-melão), D. tryoni (mosca-de-queensland), Toxotripana curvicauda (mosca-do-mamão) e Bactrocera carambolae (moca-da-carambola). Além das moscas-das-frutas citadas, são ainda relacionadas como pragas quarentenárias para as frutíferas no Brasil: a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi), o gorgulho da manga (Sternochetus mangiferae) e a cochonilha rosada (Maconellicoccus hirsutus). No caso específico da manga, o impacto negativo da introdução da mosca-da-carambola, bem como da mosca-negra-dos-citros e de outras pragas A1, como o gorgulho-da-manga e a cochonilha rosada, pode ter conseqüências desastrosas tanto econômica quanto ambientalmente. Mas medidas preventivas para evitar a entrada dessas pragas no Brasil e na região do Vale do São Francisco estão sendo tomadas.

    De maneira semelhante, também estão sendo executadas medidas preventivas para evitar a entrada de pragas do tipo A2 no Vale do São Francisco uma vez que a ocorrência deste tipo de praga em alguns estados brasileiros foi registrada.

    ResponderExcluir
  80. 1) Doenças quarentenarias são doenças de grande transmissibilidade, em geral graves, que requerem notificações nacionais e internacionais dos órgãos de controle de fitossanidade. Sao doenças já conhecidas de algumas culturas, que causam grandes perdas econômicas e dificuldade de importação e exportação, principalmente. Quando ha o comercio dessas culturas, normalmente ocorre um isolamento rigoroso e analise dos produtos (''quarentena'') para a confirmação de que eles estão livres de patógenos, além de outras medidas de profilaxia, com o intuito de evitar a sua introdução em regiões até então indenes.


    2) Dentre as doenças quarentenarias, existem dois grupos distintos. O primeiro denomina-se Doenças Quarentenarias do tipo A1, que são aquelas que ainda não estão presentes no país, mas que já são conhecidas pelo mesmo e sabe-se que, se introduzidas, são potenciais causadoras de importantes danos econômicos. O segundo denomina-se Doenças Quarentenarias do tipo A2, que são aquelas de importância econômica potencial, já presentes no País, que porém não se encontram amplamente distribuídas e possuem um programa oficial de controle.



    3) Doença quarentenaria do tipo A1: FOGO BACTERIANO DAS POMÁCEAS (Erwinia amilovora)

    Doenca quarentenaria do tipo A2: SIGATOKA NEGRA (Micospharella figiensis)

    (ps: nao estava conseguindo acessar o gmail, pois nao e' o email que eu utilizo, por isso mandei a tarefa varias vezes e com alguns minutos de atraso)

    ResponderExcluir
  81. Oi Pessoal! Iremos ler todas as respostas e avaliá-las ... em breve postaremos as notas e as respostas! Bons estudos para a prova prática da semana que vem!

    ResponderExcluir