segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aula 1

AULA TEÓRICA 1 - INTRODUÇÃO À FITOPATOLOGIA
Na primeira aula foi apresentado o programa e os tópicos que serão desenvolvidos durante o semestre. Além disso, foi feita uma introdução à fitopatologia. Brevemente foram mostrados os principais agentes causais de doenças em plantas, alguns exemplos de doenças e os princípios do controle de doenças.

É importante lembrar que as doenças podem ser causadas por agentes bióticos (fungos, bactérias, fitoplasmas, espiroplasmas, vírus, viróides, nematóides e protozoários) e abióticos. Para que ocorra doença pelo menos três fatores devem estar envolvidos, os quais são ambiente (favorável ao desenvolvimento do patógeno), patógeno (capaz de causar doença) e hospedeiro (suscetível ao patógeno). O diagnóstico correto da doença será fundamental no momento de escolher o método de controle.

TRIANGULO DA DOENÇA
AULA PRÁTICA 1 - SINTOMAS, SINAIS E DIAGNOSE
Na aula prática foram apresentadas as definições de sintomas e sinais.

SINTOMAS: Manifestações das reações da planta a um agente nocivo.
SINAIS: Estruturas do patógeno presente nas folhas doentes.

SINTOMA

SINAIS

Os sintomas podem ser subdivididos quanto às alterações produzidas na planta, NECRÓTICOS ou PLÁSTICOS, ou quanto à localização do patógeno, PRIMÁRIOS ou SECUNDÁRIOS.

A observação dos sintomas e a visualização dos sinais, junto com a consulta na literatura, são os principais métodos de diagnose usados para doenças conhecidas. Outros métodos de diagnose, utilizados quando sintomas e sinais não são suficientes são: os postulados de Koch, ELISA (Enzyme-Linked ImmunoSorbent Assay), PCR (Polymerase Chain Reaction) e microscopia eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário